Fatec Marília - Dia Mundial de Limpeza de Rios


Dia Mundial de Limpeza de Rios

Prefeitura se reúne com ONG para discutir sobre ação no Dia Mundial de Limpeza de Rios

A Prefeitura de Bauru se reuniu com a ONG Ocean Conservancy, nesta segunda-feira (10), para discutir sobre a ação do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias que ocorre em setembro.

Na reunião, estavam presentes a presidente do Fundo de Solidariedade, Lázara Gazzetta, o secretário do Meio Ambiente, Sidnei Rodrigues, a coordenadora de estado da Ocean Conservancy, Kátia Kalinowski, e João Augusto Soares, da Faculdade de Tecnologia (Fatec).

A iniciativa tem como objetivo promover uma ação de coleta do lixo dos rios para evitar que ele chegue até os oceanos. O evento é organizado pela ONG Ocean Conservancy e a FEMSA Coca-Cola em parceria com outras entidades locais.

Esta é a terceira edição que o município de Bauru sedia. Neste ano, somente três cidades brasileiras foram escolhidas para participar. Além de Bauru, estão Curitiba e Maringá, localizadas no Estado do Paraná.

No município bauruense, a previsão é para que seja realizada a limpeza da lagoa da Quinta da Bela Olinda no dia 28 de setembro. O número de parceiros e participantes será limitado para evitar o impacto ambiental no local.

O PROGRAMA
O evento Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias – International Coastal Cleanup (ICC) é um programa internacional de educação ambiental que mobiliza milhares de pessoas em todo o planeta, em mais de 100 países, nos meses de setembro a novembro.

O objetivo é conscientizar as pessoas sobre o lixo no mar e as vias fluviais. Todo o material coletado no evento é registrado em fichas oficiais, fotografado, pesado e enviado ao aterro sanitário da cidade envolvida. Os resultados são encaminhados para a ONU e são divulgados no site oficial.

Link disponível em 11/06/2019.